quarta-feira, 4 de julho de 2012

Argila e os benefícios para a pele: Saiba como usar

A Argila foi uma das primeiras formas de medicina natural, ela tem diversas propriedades que acalmam, hidratam, clareiam e equilibram a pele.




A argila é um ingrediente de origem mineral, coletada diretamente do solo, resultante da presença de feldspato - compostos derivados de alumínio, como os silicatos e os hidróxidos coloidais. É um ativo que adsorvê óleo na sua superfície, por isso é muito boa para tratar e controlar oleosidade, para remover impurezas graxas da pele ou cabelo, além de ter efeito secativo e adstringente podendo melhorar a limpeza, esfoliar a pele, clarear manchas superficiais, acalmar inflamações ou até mesmo ativar a circulação superficial e melhorar a vitalidade.

Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos podendo ser aplicados no corpo, pele e cabelo podendo ter os seguintes beneficios:

 •          Favorecer a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.
•           Promover a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
•           Absorver toxinas e impurezas.
•           Promover a reconstituição dos tecidos.
•           Fazer desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
•           Estimular o crescimento dos fios, pois atua na circulação.
•           Eliminar a oleosidade da pele e cabelo.
•           Eliminar bactérias e tem efeito calmante.
•           Suavizar e amacia a pele.


Tipos de argila:

A qualidade e a cor da argila variam de acordo com a região em que ela foi extraída, você pode ter argila mais branquinha, quando a região é rica em carbonatos de cálcio e magnésio; ela será mais esverdeada se há a presença de óxido de cromo, será mais rosada se houver a presença de óxidos de ferro.
Não é qualquer barro que pode ser considerado terapêutico, a argila é formada por grãos extremamente pequenos, praticamente invisíveis a olho nu, sendo assim a terra que encontramos facilmente é areia e não argila.

Então vamos conhecer as argilas para que possamos fazer a melhor utilização de suas propriedades:


Amarela




Esta argila é rica em elementos responsáveis pela formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos.
Ela aumenta a elasticidade da pele, combate e retarda o envelhecimento, Pois possui propriedades tonificantes e tem bom efeito tensor e reduz rugas e inflamações.

Branca




É indicada para peles sensíveis e desidratadas, pois contém o maior percentual em alumínio e possui o PH muito próximo ao da pele. Apresenta efeitos clareador, cicatrizante a anti-inflamatório e absorve a oleosidade da pele sem desidratar. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.


Cinza




A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas.
Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.

Marrom




Com efeitos purificante, adstringente, cicatrizante e tonificador, esta é uma argila mais rara devido a sua pureza. É eficaz contra a acne, ativa a circulação, tem efeito rejuvenescedor, equilibrador e revitalizador da pele e células.

Preta




Também conhecida como lama negra ou lama vulcânica é a mais nobre de todas. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas.
Devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Seu teor de Titânio agrupado com elevados percentuais de Alumínio e Silício indica um material com excelente agente rejuvenescedor.
Tem ação anti-inflamatória, anti-artrósica, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a reprodução celular.

Rosa




A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.
Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.

Verde




Também conhecida como Montemolinorita é a que possui maior diversidade em elementos, também chamada de montmorilonitasua, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio, de pH neutro, possui ação absorvente.
É indicada para peles normais a oleosas, tem ações tonificantes, adstringentes e estimulantes. Em pele acnéica ajuda a controlar a oleosidade excessiva, tornando a pele mais homogênea e equilibrada, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgética e cicatrizante.

Vermelha





Esta argila é própria para peles sensíveis e rosadas. “Com grande capacidade de absorver temperaturas, é redutora de pesos e medidas. Em tratamento facial, aplicada com movimentos circulares e esfoliantes, promove intensa renovação celular”, conta Rosana Batestusso, do Instituto Brasileiro de Naturologia. Quando misturada com a Branca, se transforma na Argila Rosa, mais suave e com ação desinfetante e cicatrizante.

Como usar:





O tratamento é realizado aplicando sobre a pele uma máscara de argila com água mineral, formando uma pasta de consistência cremosa, suficiente para deslizar e cobrir a pele.
Deixe agir por 30 minutos e remove-se com água à temperatura ambiente.
No caso de aplicar a mascara no rosto, deve-se evitar a área dos olhos, pois de forma geral qualquer preparação cosmética contendo argila absorve a gordura superficial da pele. Como a pele nessa região é muito delicada, a ação da argila nesse local não é bem-vinda, pois tende a causar ressecamento e sensação desagradável.

A pele acnéica pede mascaras semanais para ajudar a controlar a oleosidade excessiva, tornando-se mais homogênea e equilibrada.





Gostou do blog? 
Então é só clicar em seguir do lado direito do blog.

Quer receber novidades diretamente em seu email?
Então cadastre-se em "seguir por email".




Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário